terça-feira, 29 de agosto de 2023

Batizado do Vivência Capoeira irá movimentar a cidade de Ferreira Gomes no Amapá


No próximo sábado (02), o Espaço Cultural Encontro das Artes em Ferreira Gomes ficará pequeno para tanto talento de dezenas de crianças e adolescentes que participarão de um momento único e emocionante para os praticantes da capoeira, o Batizado e Troca de cordas do Centro Cultural Vivência Capoeira (núcleo Ferreira Gomes/AP).

O Batizado é um momento muito especial, é o instante em que o aluno recebe a sua primeira graduação na Capoeira, a qual é representada por uma corda colorida, significando que este já adquiriu os fundamentos básicos correspondentes a sua graduação e não é mais um iniciante.

O Centro Cultural Vivência Capoeira foi idealizado por Jefferson dos Santos Pereira, na capoeira reconhecido como Mestrando Passarinho e fundado em 03 de agosto de 2021, juntamente com Paulo César (Professor Super Preto), Márcio Clécio (Professor Porto), Igo Nascimento (Professor Fumê), Kássia OIiveira (Instrutora Batatinha), Igor Magno(Mortal), tendo como patrono Mestre Grilo um dos pioneiros da capoeira no estado do Amapá. O grupo conta representantes em Santa Catarina, Amapá e Pará. 

Em Ferreira Gomes as atividades do Vivência Capoeira têm organização de Ramon Leal, que é conhecido como Instrutor índio, estão sob as orientações do Professor Super Preto, da capital Macapá e Supervisionado por Mestrando Passarinho, que reside em Navegantes/SC.

A capoeira é uma das artes marciais que possui maiores condições de atender todo e qualquer ser humano, independentemente deste possuir algum tipo de deficiência ou não. Sua prática trabalha todo o corpo, melhora o condicionamento músculo esquelético e cardiovascular, melhora a flexibilidade e a coordenação motora, ajuda a aliviar o estresse, contribui para a socialização, entre muitos outros benefícios, e pode ser praticada por ambos os sexos e em qualquer idade.

O batizado contará com o total apoio da Prefeitura Municipal Ferreira Gomes. Para quem admira a arte marcial e deseja aprender o esporte, basta comparecer no Espaço Cultural Encontro das Artes de segunda a sexta-feira das 18h30 às 21h00, procurar pelo Instrutor Índio e realizar sua inscrição, as aulas são gratuitas.

Contato (Instrutor Índio) : 96. 99184 7404

Siga nosso instagram: @vivenciacapoeira


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Sistema de Graduação Vivência Capoeira

 

O evento/cerimônia do recebimento da primeira corda/graduação consiste no batizado. A cerimônia das cordas recebidos posteriormente consiste na troca de cordas/graduação.

Fica a critério do Mestre/Mestrando ou Professor o batizado e a mudança das cordas de seus alunos. O tempo base para a troca de cordas é de no mínimo 06 meses para graduação infantil e 1 (um) ano para a graduação padrão.

O sistema de cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista é organizado em dois grupos e 2 fases.

CADA GRUPO CORRESPONDE A UMA FAIXA ETÁRIA:

1) Menores de 14 anos: Cordas somente com as ponteiras coloridas até a cor azul marinho;

2) A partir de 14 anos: Cordas com parcial ou totalmente coloridas, da primeira a última graduação.





SISTEMA DE GRADUAÇÃO PADRÃO (14 ANOS PRA CIMA)

ALUNOS

1.Crua-Amarela: É a primeira corda, que recebe o aluno durante o batizado, será quando entre no mundo da capoeira, com um apelido pelo qual será conhecido.

2.Amarela: "O Ouro" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.

3.Amarela-Laranja: Transformação.

4.Crua-Laranja: Transformação.

5.Laranja: "O Sol" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado.

6.Laranja-Azul: Transformação. Aqui os capoeiristas se preparam para o título de Graduado (corda Azul), que significa que eles podem aprender a ensinar, eles ajudam alunos iniciantes a aprender seus primeiros passos.

7.Azul: "O Mar" - Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer. É aqui que o aluno recebe sua graduação no Vivência Capoeira.

8.Azul-Verde: Transformação.

9.Verde: "A Floresta" - Significa um dos pulmões do mundo. É nessa graduação que se concentra todo o trabalho. É a solidificação do aprendizado.

10.Verde-Roxa: Transformação. É desta graduação que sairá a continuação o alicerce do Vivência Capoeira.

INSTRUTOR

11.Roxa: "A Ametista" - É reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais do Vivência Capoeira

12.Roxa-Marrom: Transformação.

PROFESSOR

13.Marrom: "O Camaleão" - É a corda que caracteriza o estilo do Vivência Capoeira. Pra chegar até foram várias cores, com diferentes formas de aprendizados e experiências, muitos ficaram pelo longo caminho até a corda de professor.

14.MESTRANDO

Marrom/Vermelha: Transformação. É desta graduação que sairão os futuros Mestres do Vivência Capoeira. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.

15.MESTRE

O "Rubi" - É a pedra que simboliza a justiça! E para ser justo precisamos ter conhecimento e caminhar sempre do lado correto! Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade. Portanto, todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos do Vivência Capoeira

SISTEMA DE GRADUAÇÃO VIVÊNCIA CAPOEIRA  KIDS E INFANTIL

O sistema de graduação infantil do Vivência Capoeira é utilizado para organizar o progresso dos nossos pequenos capoeiristas que iniciam os treinos cada vez mais cedo. Este sistema permitirá que as crianças avancem normalmente, ao mesmo tempo permitindo que elas amadureçam o suficiente antes de se tornarem graduados.





UNIFORME PADRÃO

Calça branca até o tornozelo com presilhas para a corda na cintura. Camisa (camiseta) de malha branca de manga curta ou comprida para eventos, e coloridas para passeios ou treinos.

ESCUDO DA CAMISA

Toda camisa oficial de cada academia levará somente o símbolo do Vivência Capoeira na frente, e a arte do evento ou do realizador do evento nas costas



FASE AVALIAÇÃO

Todo o aluno com um tempo básico de 1 (um) ano de treinamento, deverá participar do exame de graduação, o qual irá elegê-lo ou não a uma próxima corda.




II Batizado de Capoeira do Centro Cultural Vivência Capoeira em Ferreira Gomes/AP

No domingo, 15 de dezembro, o município de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, foi palco de um evento cultural marcante: o II Batizado e tro...