O evento/cerimônia do recebimento da primeira corda/graduação consiste no batizado. A cerimônia das cordas recebidos posteriormente consiste na troca de cordas/graduação.
Fica a critério do Mestre/Mestrando ou Professor o batizado e a mudança das cordas de seus alunos. O tempo base para a troca de cordas é de no mínimo 06 meses para graduação infantil e 1 (um) ano para a graduação padrão.
O sistema de cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista é organizado em dois grupos e 2 fases.
CADA GRUPO CORRESPONDE A UMA FAIXA ETÁRIA:
1) Menores de 14 anos: Cordas somente com as ponteiras coloridas até a cor azul marinho;
2) A partir de 14 anos: Cordas com parcial ou totalmente coloridas, da primeira a última graduação.
ALUNOS
1.Crua-Amarela: É a primeira corda, que recebe o aluno durante o batizado, será quando entre no mundo da capoeira, com um apelido pelo qual será conhecido.
2.Amarela: "O Ouro" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.
3.Amarela-Laranja: Transformação.
4.Crua-Laranja: Transformação.
5.Laranja: "O Sol" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado.
6.Laranja-Azul: Transformação. Aqui os capoeiristas se preparam para o título de Graduado (corda Azul), que significa que eles podem aprender a ensinar, eles ajudam alunos iniciantes a aprender seus primeiros passos.
7.Azul: "O Mar" - Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer. É aqui que o aluno recebe sua graduação no Vivência Capoeira.
8.Azul-Verde: Transformação.
9.Verde: "A Floresta" - Significa um dos pulmões do mundo. É nessa graduação que se concentra todo o trabalho. É a solidificação do aprendizado.
10.Verde-Roxa: Transformação. É desta graduação que sairá a continuação o alicerce do Vivência Capoeira.
INSTRUTOR
11.Roxa: "A Ametista" - É reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais do Vivência Capoeira
12.Roxa-Marrom: Transformação.
PROFESSOR
13.Marrom: "O Camaleão" - É a corda que caracteriza o estilo do Vivência Capoeira. Pra chegar até foram várias cores, com diferentes formas de aprendizados e experiências, muitos ficaram pelo longo caminho até a corda de professor.
14.MESTRANDO
Marrom/Vermelha: Transformação. É desta graduação que sairão os futuros Mestres do Vivência Capoeira. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.
15.MESTRE
O "Rubi" - É a pedra que simboliza a justiça! E para ser justo precisamos ter conhecimento e caminhar sempre do lado correto! Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade. Portanto, todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos do Vivência Capoeira
SISTEMA DE GRADUAÇÃO VIVÊNCIA CAPOEIRA KIDS E INFANTIL
O sistema de graduação infantil do Vivência Capoeira é utilizado para organizar o progresso dos nossos pequenos capoeiristas que iniciam os treinos cada vez mais cedo. Este sistema permitirá que as crianças avancem normalmente, ao mesmo tempo permitindo que elas amadureçam o suficiente antes de se tornarem graduados.
Calça branca até o tornozelo com presilhas para a corda na cintura. Camisa (camiseta) de malha branca de manga curta ou comprida para eventos, e coloridas para passeios ou treinos.
ESCUDO DA CAMISA
Toda camisa oficial de cada academia levará somente o símbolo do Vivência Capoeira na frente, e a arte do evento ou do realizador do evento nas costas
FASE AVALIAÇÃO
Todo o aluno com um tempo básico de 1 (um) ano de treinamento, deverá participar do exame de graduação, o qual irá elegê-lo ou não a uma próxima corda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário