quarta-feira, 24 de maio de 2023

Você conhece a origem do Atabaque?

São claras as influencias da África sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é negra, e até mesmo as pessoas que não são negras, têm origens africanas, isso por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de pessoas brancas, terem grande parte de seus antepassados negros, a miscigenação é um efeito muito interessante. Os homens e mulheres que vieram da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos.

Pois bem, no continente africano, os Atabaques são chamados de Ilubatá ou Ilú na nação Ketu, e Ngoma na nação Angola, mas todas as nações adotaram também os nomes Rum, Rumpi e Le para os atabaques, apesar de serem denominação Jeje.

Qual a origem desse instrumento?

Existem especulações acerca da origem desse instrumento, cujo nome é atabaque. Alguns dizem que ele originou-se na África, ou por indígenas, até mesmo por Árabes.

Em se tratando do atabaque, um instrumento também de origem africana, ele chegou ao Brasil através dos escravos trazidos de vários locais da África, em meados de 1600. Ele é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana. 

Curiosidade:

O tambor mais antigo foi encontrado em uma escavação arqueológica, que registrava ''idade aproximada'' de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco. Estes troncos eram cobertos nas bordas com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos.

Fonte: Baoba; Geledes.org

Foto:Blog360

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Programa Berimbau Sonoro - 10 anos de resistência no AR.


O programa “Berimbau Sonoro” comemora 10 anos de atividades neste mês de maio. A estréia foi em 12 de maio de 2013 pela Rádio Novo Tempo FM em Macapá, estado do Amapá em seguida passou por um período de RádioWb, atualmente é transmitido ao vivo desde 2020 pela Rádio Dengo Dengo FM (98,5) na cidade de Navegantes, SC.

Para celebrar o aniversário, a produção do programa promoverá uma programação especial no dia 20 de maio, a partir das 13h00 (horário de Brasilia) com transmissão e participação ao vivo de diversos Mestres de Capoeira e da cultura popular, artistas dos mais variados segmentos culturais que já participaram do programa ao longo da última década.

Ao longo dos anos a logomarca foi sendo melhorada para que o programa tivesse uma identidade visual e os ouvintes/internautas a reconhecessem de imediato.

Primeira logomarca do Programa Berimbau Sonoro (2013)


Atualização logomarca do Programa Berimbau Sonoro (2013)


Logomarca definitiva do Program Berimbau Sonoro

UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Sonhado e construído de forma coletiva o Programa Berimbau Sonoro contou e conta com a colaboração ativa de diversos profissionais e admiradores da cultura afro-brasileira, pois é um verdadeiro caldeirão cultural com os ritmos de norte a sul, leste a oeste do nosso país.

Professor Irmão e Mestra Fru, ao vivo no Programa Berimbau Sonoro
Canta Acob ao vivo na Rádio Dengo Dengo FM

Constramestra Índia, no programa

Em 2022, o programa qualificou jovens no curso de locução cultural

“O Berimbau Sonoro é um espaço democrático da capoeira, onde acontecem entrevistas, falamos das ações de todos os grupos interessados em participar do projeto e principalmente dos avanços da capoeira em nossa cidade, com músicas variadas desde o tradicional ao contemporâneo, passando pela MPB, música regional, rock, reggae, samba, enfim todos os ritmos que falam ou utilizam o berimbau em seus arranjos”. Destacou Mestrando Passarinho, idealizador e apresentador do programa desde sua estreia.

A direção do programa e da Rádio Dengo Dengo FM agradece imensamente a todos os capoeiristas do Brasil e não podemos esquecer também dos capoeiristas do Exterior como : Noruega, Japão, África, Itália, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal e Rússia que sempre estiveram conosco via site da rádio e redes sociais interagindo e matando um pouco a saudade do Brasil através do site www.dengodengofm.com.br.

Gilmar Paraná (coordenador da Rádio Dengo Dengo FM)  e Mestrando Passarinho comemorando 10 anos do programa Berimbau Sonoro no ar.

Então você capoeirista que gostaria de participar ao vivo conosco os contatos são:

47 3319 8254 (Rádio )

47 99908 1645 (Mestrando Passarinho)

Redes Sociais

Instagram: @berimbausonoro

Facebook: https://www.facebook.com/berimbau.sonoro.1

 Texto e fotos: Mestrando Passarinho

quinta-feira, 11 de maio de 2023

1º Encontro do Fórum da Capoeira de Navegantes movimentou o bairro São Pedro/Pontal.


Aconteceu nesta quarta (10) o 1º Encontro do Fórum da Capoeira de Navegantes. O evento foi no Centro de Integração Sociocultural Estrela do Mar(Local de treinos do Vivência Capoeira) localizada na Rua Joaquim Rodrigues 189-Bairro São Pedro, Navegantes/SC.

O encontro reuniu os representantes dos grupos de Navegantes: Acapras, Ecos de Santo Amaro, Resistência do Vale, Acob e Vivência Capoeira e de Balneário Camboriú Grupo de Capoeira Estrela do Mar (CM Testa) e Axé Capoeira (Professor Escada), além de dezenas de alunos, pais e simpatizantes da capoeira da cidade.

A programação iniciou com a fala do Mestrando Passarinho, do Vivência Capoeira, que deu as boas vindas a todos e destacou como o Fórum irá atuar na cidade e região, em seguida passou para Mestre Latino, do Ecos de Santo Amaro que fez um resgate das memórias e reforçou a importância do Fórum; Professor Faíska do Resistência do Vale, um dos pioneiros da capoeira na cidade, contou que a algum tempo atrás um momento como esse seria quase impossível e que estava contente em ver tantas crianças de diferentes escolas de capoeira juntas; o Professor Irmão da Acob disse que o Fórum irá  buscar além de melhorias para a prática da capoeira a integração entre os grupos e finalizando esta etapa a Formada Segredinho da Acrapas, falou de como ficou contente em ver muitas meninas, isso mostra que capoeira feminina em Navegantes tem força e que o estudo tem que estar entre as prioridades na vida.

Logo após as falas, aconteceu uma oficina de berimbaus organizada por Mestre Latino e seus alunos, proporcionada por um edital da Fundação Cultural de Navegantes. O professor Irmão também colaborou com apresentação e explicação dos toques usados nas rodas de capoeira contemporânea. A roda de capoeira, momento tão esperados pelos alunos foi realizado na nova praça esportiva do Pontal, na "Lagoa do Zé Paulo" onde as crianças puderam se divertir cantando e jogando.

O fórum foi um momento muito especial para a capoeira e cultura da cidade, pois destacou o trabalho que vem sendo realizado a décadas pelos Mestres pioneiros da região e o reconhecimento dos capoeiristas vindos de outras regiões do país para fortalecer manter as tradições da capoeira.

Hoje Navegantes tem uma média de 400 a 450 pessoas atendidas direta ou indiretamente pelas aulas de capoeira, seja em projeto social independente ou ações municipais.

Segundo a coordenação do Fórum, a I Semana Municipal da Capoeira que será em agosto, vai mostrar o potencial da capoeira em Navegantes e com certeza a sociedade e o poder público irá abraçar a modalidade.

Texto: Mestrando Passarinho



Oficina de Berimbaus

Bateria da roda

Roda na praça do  Zé Paulo (Pontal)
























quinta-feira, 4 de maio de 2023

VI Copa Tucujú de Capoeira reuniu mais de 270 atletas e colocou o Amapá no topo das grandes competições nacionais da modalidade

O Centro Cultural Vivência Capoeira, através do Instituto Baluarte, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer/GEA realizou a VI COPA TUCUJÚ DE CAPOEIRA. A Competição aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de abril e reuniu centenas de apaixonados pela capoeira  e agitou o Ginásio de Esportes Avertino Ramos, no centro de Macapá.

A Copa reuniu 271  atletas de Macapá, Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Mazagão, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Pedra Branca, Vitória do Jari, Laranjal do Jari e Oiapoque.. Os competidores tinham várias idades e competiram em treze categorias: Fraldinha (misto), Dente de Leite M/F, Infantil M/F, Iniciante M/F, Intermediário M/F, Graduado M/F, Absoluto (misto) e Solo (misto).

Foram 4 meses de planejamento e preparação até os dias 28 e 29 e o 30.  Foram 5 estados, 11 municípios e mais de 29 grupos, num total de 271 atletas inscritos, cerca de 900 pessoas circularam nos 3 dias de evento.

A competição contou com a participação de capoeiristas de outros estados brasileiros: Pará (Professor Voador), Maranhão (Mestrando Choro), Piauí (Contramestre Boquinha e Contramestre Selvagem e os alunos Foguinho, Scooby e Espoletinha), Paraná (Professor Cica) e Santa Catarina (Mestrando Passarinho), do Amapá como estado anfitrião estiveram presentes Mestre Grilo(Patrono do Vivência Capoeira), Mestre Bimbinha, Mestre Koringa, Mestre Bebeto, Mestre Ricardo (presidente da Confederação Brasileira de Capoeira), Mestre Muzenza, Mestrandos/Contramestres: Fofão, Aricélio, Pezão, Roliço, Coelho, Tik, Ilma e dezenas de professores, instrutores, graduados; Dona Maria Pantoja, presidente da Unicap, e o Coletivo Mulheres que Gingam no Meio do Mundo.

O evento movimentou a economia criativa da capoeira, com venda de refeição, instrumentos, roupas e acessórios da capoeira, além de passeio das delegações aos pontos turísticos da capital amapaense.

O secretário da Sedel, Rudney Cunha, esteve presente e foi recebido pelo organizador da Copa Tucujú, o professor Paulo César (Super Preto/PC) e pelo supervisor Jefferson Pereira (Mestrando Passarinho) que parabenizou a organização do evento e falou sobre a recente ida para Guiana Francesa, onde pretende voltar com uma equipe de capoeiristas para uma apresentação em Caiena.

Destacamos também nossos apoiadores que foram fundamentais para que chegássemos as metas e objetivos, foram eles: Vereador Dudu Tavares,  Fundação Marabaixo (Josilana Santos), os empreendimentos comerciais: Loja Linda Modas e Bronze Pele Dourada.

 

RESULTADO DAS CATEGORIAS

*Categoria Dente de Leite feminino

1º Yasmim -Harmonia

2º Talita -GQB

3º Raposa -SNV

Melhor jogo de São Bento

Luna Bela -SNV   X  Kairiny -Manancial

 *Categoria Dente de Leite masculino

1º David -AQG

2º Kamel -GQB

3º Escapa -Bimbinha

Melhor jogo de São Bento

David -AQG   X  Kamel -GQB

 *Categoria Infantil feminino

1º Formiguinha -VC

2º Foguetinha -GQB

3º Pétala -GQB

Melhor jogo de São Bento

Esmofhete -Mestiçagem   X  Foguetinha -GQB

 *Categoria Infantil masculino

1º Maycon -GQB

2º Thomaz -Harmonia

3º Bruce Le -raça

Melhor jogo de São Bento

Maycon -GQB   X  Weick -AQG

 *Categoria Iniciante Feminino

1º Pitó -RDB

2º Miudinha -Bimbinha

3º Soninho -VC

Melhor jogo de São Bento

Pitó -RDB   X   Miudinha -Bimbinha

 * Categoria Iniciante Masculino

1º Marajó -Hungo

2º Tigre Branco -Raça

3º Sereno -GQB

Melhor jogo de São Bento 

Marajó -Hungo   X  Lucas Nobre -SNV

 *Categoria Intermediário Feminino 

1º Espoletinha -DDV

2º Raposa -GQB

3º Cris -VC

Melhor jogo de Benguela

Espoletinha -DDV   X   Raposa -GQB

Melhor jogo de São Bento Grande

Vanessa -Harmonia   X  Espoletinha -DDV 

 *Categoria Intermediário Masculino

1º Foguinho -RDB

2º Scooby -DDV

3º Tatu -GQB

Melhor jogo de Benguela

Eduardo -HM   X  Foguinho -RDB

Melhor jogo de São Bento Grande

Foguinho -RDB   X  Sávio -GQB 

 *Categoria Graduado masculino

1º Androide -Harmonia

2º Mosquitinho -BC

3º Gafanhoto -GFC

Melhor jogo de São Benguela

Gafanhoto -GFC   X   Androide -Harmonia

Melhor jogo de São Bento Grande

Androide -Harmonia   X  Mosquitinho -BC 

 *Categoria Absoluto

1º Roliço -Bimbinha

2º Aricelio -GQB

3º Mascara -AC

Melhor jogo de São Benguela

Mascara -AC   X  Bebeto -Harmonia

Melhor jogo de São Bento Grande

Nego -Mestiçagem   X  Aricelio -GQB 

 *Categoria Solo

1º Foguinho -RDB

2º Bebeto -Harmonia

3º Tatu -GQB

MOMENTOS DA VI COPA TUCUJÚ










































































































































































































II Batizado de Capoeira do Centro Cultural Vivência Capoeira em Ferreira Gomes/AP

No domingo, 15 de dezembro, o município de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, foi palco de um evento cultural marcante: o II Batizado e tro...