São claras as influencias da África sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é negra, e até mesmo as pessoas que não são negras, têm origens africanas, isso por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de pessoas brancas, terem grande parte de seus antepassados negros, a miscigenação é um efeito muito interessante. Os homens e mulheres que vieram da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos.
Pois bem, no continente africano, os Atabaques são chamados de Ilubatá ou Ilú na nação Ketu, e Ngoma na nação Angola, mas todas as nações adotaram também os nomes Rum, Rumpi e Le para os atabaques, apesar de serem denominação Jeje.
Qual a origem desse instrumento?
Existem especulações acerca da origem desse instrumento, cujo nome é atabaque. Alguns dizem que ele originou-se na África, ou por indígenas, até mesmo por Árabes.
Em se tratando do atabaque, um instrumento também de origem africana, ele chegou ao Brasil através dos escravos trazidos de vários locais da África, em meados de 1600. Ele é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana.
Curiosidade:
O tambor mais antigo foi encontrado em uma escavação arqueológica, que registrava ''idade aproximada'' de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco. Estes troncos eram cobertos nas bordas com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos.
Fonte: Baoba; Geledes.org
Foto:Blog360
Nenhum comentário:
Postar um comentário