Ao som de músicas e palmas ritmadas pelo berimbau, cerca de 150 pessoas entre, alunos, convidados, apoiadores e familiares participaram no domingo (26) do 3º Batizado e troca de cordas organizado pelo Centro Cultural Vivência Capoeira em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Amapá. O grupo desenvolve atividades no Residencial São José e Açucena na zona sul de Macapá e tem como idealizador o Professor Paulo Cesar Souza Cardoso, conhecido como Super Preto. O evento foi realizado na Escola Estadual Reinaldo Maurício Goldert Damasceno e contou com a presença de capoeiristas de diversos grupos da Capital Amapaense e dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes.
O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Em algumas ocasiões pode-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista.
Segundo a Sargento Nilcilene dos Santos da Divisão de Ensino e Projeto Sociais do 1º Batalhão de Polícia Militar, "a parceria entre o Batalhão e o Vivência Capoeira representa um avanço na relação das instituições de segurança do estado com a comunidade" toda as atividades contam com o apoio do Capitão Jimmy Vitor Araujo Pimentel. destacou.