terça-feira, 28 de novembro de 2023

Vivência Capoeira e 1º Batalhão da Polícia Militar realizam III Batizado e Troca de Cordas em Macapá

Ao som de músicas e palmas ritmadas pelo berimbau, cerca de 150 pessoas entre, alunos, convidados, apoiadores e familiares participaram no domingo (26) do 3º Batizado e troca de cordas organizado pelo Centro Cultural Vivência Capoeira em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Amapá. O grupo desenvolve atividades no Residencial São José e Açucena na zona sul de Macapá e tem como idealizador o Professor Paulo Cesar Souza Cardoso, conhecido como Super Preto. O evento foi realizado na Escola Estadual Reinaldo Maurício Goldert Damasceno e contou com a presença de capoeiristas de diversos grupos da Capital Amapaense e dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes.


O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Em algumas ocasiões pode-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista.

Segundo a Sargento Nilcilene dos Santos da Divisão de Ensino e Projeto Sociais do 1º Batalhão de Polícia Militar, "a parceria entre o Batalhão e o Vivência Capoeira representa um avanço na relação das instituições de segurança do estado com a comunidade" toda as atividades contam com o apoio do Capitão Jimmy Vitor Araujo Pimentel. destacou.






















segunda-feira, 20 de novembro de 2023

III Batizado e Troca de Cordas do Vivência Capoeira em Navegantes sacudiu o bairro São Pedro (Pontal)


O Centro Cultural Vivência Capoeira realizou no último sábado, dia 18, a cerimônia do III Batizado e Troca de Cordas de 40 alunos do projeto desenvolvido em parceria com a o Bloco Estrela do Mar. Como parte da cerimônia, os alunos participaram de uma roda de apresentação. o objetivo é de formar cidadãos e proporcionar integração entre os moradores de diferentes bairros da cidade de Navegantes

De acordo com o coordenador do projeto, Jefferson dos Santos Pereira (Mestrando Passarinho) e Michel Ribeiro Pinheiro (Instrutor Espeto), esse era um momento muito esperado pelos alunos que alcançaram a graduação de iniciantes na capoeira. “Já tinha uns 13 meses que os alunos estavam treinando. É um sucesso e esperamos que todos eles tenham sucesso na nossa cidade. Nossa meta é formar cidadãos e mostrar que o respeito, a dignidade e o estudo são tudo na vida. Atualmente, temos cerca de 60 alunos que praticam em duas turmas, porém, alguns entraram recentemente e outros não conseguiram acompanhar as aulas frequentemente e por isso apenas 40 participaram do batizado, ”, explicou o Mestrando Passarinho.

O evento contou a participação de grupos Acob e Resistência do Vale (Navegantes) e de capoeiristas de Balneário Camboriú, após a cerimônia foi servido um grande lanche que os pais dos alunos organizaram aos convidados. E teve apoio do Bloco Estrela do Mar (integrantes/padrinhos), ND Móveis sob medida, Rádio Dengo Dengo FM e Fundação Municipal de Esporte).


quarta-feira, 15 de novembro de 2023

VII Copa Tucujú de Capoeira 2024 terá selo de parceiro oficial do VMB e coloca o Amapá na rota de competições internacionais


Macapá vai tremer ao som do berimbau nos dias 19, 20 e 21 de setembro!

O extremo norte do país, agora estará na rota internacional das competições de capoeira, com o selo de parceiro oficial do VMB (Volta do Mundo Bambas) a VII Copa Tucujú coloca Macapá, capital do Amapá na lista das cidades que terão uma competição com ranqueamento para as eliminatórias da tão badalada seletivas de Bambas.

UM POUCO SOBRE A COPA TUCUJÚ DE CAPOEIRA
Iniciada em 2015 como Jogos Abertos de Capoeira, logo foi percebida pelos demais grupos de capoeira do estado do Amapá, em 2016 foi realizada a II edição já com mais de 70 competidores de diversos grupos de Macapá e convidados de outros estados, e foi aí que na época o então Instrutor Passarinho, decidiu que o evento teria que ter uma identidade regional, que levasse a reflexão sobre o lugar, e após alguns meses de pesquisa, decidiu criar a COPA TUCUJÚ DE CAPOEIRA.

TUCUJÚ 
Etnia indígena que habitava a margem esquerda da foz do rio amazonas, onde atualmente localizar-se a cidade Macapá capital do estado do amapá. 

Em função da pandemia, a copa foi adiada por três anos, sendo realizado neste ano de 2023 a VI edição com 272 atletas divididos em 17 categorias, tendo competidores do Pará, Maranhão, Piauí e representantes de Santa Catarina e Paraná.
Hoje a Copa Tucujú é organizada pelo Professor Super Preto, sob supervisão do Mestrando Passarinho, que mora em Navegantes / SC.

Agora é manter o planejamento e organização para esta edição histórica com a parceria do VMB.

Siga @vivenciacapoeira

terça-feira, 7 de novembro de 2023

INCLUSÃO: Blog do Vivência Capoeira agora tem tradução em Libras


Em um mundo cada vez mais conectado e inclusivo, a capoeira, uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil, está dando um passo importante em direção à acessibilidade para a comunidade surda. 

O Centro Cultural Vivência Capoeira, a partir desta terça-feira (07) lançou uma funcionalidade inovadora no seu portal/blog é o "ÍCARO",  simpático intérprete digital da VLibras, sistema que converte textos em tempo real, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

O “Ìcaro” é representado por um botão de acessibilidade que fica do lado direito da tela. Quando ativado, traduz os textos selecionados (clicando sobre o parágrafo) pelos visitantes para Libras, automaticamente.

Idealizador da iniciativa no blog Mestrando Passarinho ressalta a expectativa da novidade, "Esperamos que essa iniciativa nossa inciativa seja recebida com entusiasmo pela comunidade surda, que agora pode mergulhar na riqueza da capoeira de uma maneira que antes era inacessível" Disse.

Sobre o VLibras 

O VLibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).




II Batizado de Capoeira do Centro Cultural Vivência Capoeira em Ferreira Gomes/AP

No domingo, 15 de dezembro, o município de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, foi palco de um evento cultural marcante: o II Batizado e tro...