domingo, 10 de dezembro de 2023

I Copa Litoral de Capoeira e Cultura coloca Navegantes no circuito das grandes competições nacionais da capoeira



A I Copa Litoral de Capoeira e Cultura aconteceu nos dias 08 e 09 de dezembro, no Ginásio de Esportes Prefeito Domingos Anegelino Régis, no centro da cidade Navegantes, estado de Santa Catarina.

O evento cultural e esportivo contou com a participação de cerca de 150 alunos da modalidade, distribuídos em 13 categorias, começando com o “Kids”, com participantes de 04 até 06 anos , até a categoria “Abslouto”.

A programação iniciou na sexta(08) com oficinas culturais e movimentação do Professor Cica (Curitiba/PR) e do Professor Biscoito (Jaraguá do Sul/SC), nos ritmos de Benguela e São Bento Grande. Estiverem presentes os muncípios de Itajaí, Penha, Barra Velha, Gaspar, Balneário Camburiú, Florianópolis, Joinville, Brusque, Blumenau e Navegantes. Além dos estados do Paraná, Mato Grosso, Amapá, Pará e Santa Catarina como anfitrião.

Com um sistema de pontuação personalizado, a competição se destacou pela qualidade dos jogos e pela dinâmica na apuração dos resultados.

O Superintende da Fundação Municipal de Esporte/FME acompanhou de perto os dois dias do evento e pontuou "A Copa Litoral de Capoeira 2023 foi um sucesso. O Mestre Passarinho e o Mestre Irmão conduziram com maestria a competição, oferecendo um evento de qualidade aos participantes, fortalecendo o nome de Navegantes no segmento. Agora é aguardar o evento de 2024", destacou.

A realização da Copa Litoral foi do grupo Vivência Capoeira e grupo Acob SC, com apoio da Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Esporte, Secretaria de Turismo, Rádio Dengo DengoFM, Pousada Navegantes, Madrugadão Lanches, ND móveis sob medida e Bloco Estrela do Mar.

Aula prática de movimentos 

Alunos dos Projetos Sociais da Acob, Vivência Capeira e Convidados

Solenidade de Abertura - Sábado


Oficina Cultural - Papoeira

Confira o Resultado e as notas finais:

Categoria Kids Masculino

1º Lugar: Miguelzinho - Vivência Capoeira (35,3 pts)
2º Lugar: De menor - Acob (35,2 pts)
3º Lugar: Daniel - Resistência do Vale (35 pts)

Categoria Kids Feminino

1º Lugar: Sininho - Acob (36,7 pts)
2º Lugar: Laura - Acob (36,3 pts)
3º Lugar: Ana Luiza Resistência do Vale (34,3 pts)

Categoria Dente de Leite Masculino

1º Lugar: Kairo - Resistência do Vale (35,7 pts)
2º Lugar: Samurai - Acob (35,2 pts)
3º Lugar: Sorrisinho - Vivência Capoeira (35,1 pts)

Categoria Dente de Leite Feminino

1º Lugar: Heloisa- Equipe Skada (35 pts)
2º Lugar: Amanda - Resistência do Vale (34,9 pts)
3º Lugar: Melissa- Equipe Skada (34,8 pts)

Categoria Infantil Masculino

1º Lugar: Voador- Capoeira Vida (35,6 pts)
2º Lugar: Ninja- Acob (35,3 pts)
3º Lugar: Henrique- Equipe Skada (34,6 pts)

Categoria Infantil Feminino

1º Lugar: Atrevida - Acob (35,1 pts)
2º Lugar: Jabuticaba- Acob (34,7 pts)
3º Lugar: Pantera - Capoeira Caiçara (34,7 pts)

Categoria Iniciante Masculino

1º Lugar: Matraca - Acob (35,1 pts)
2º Lugar: Miguel- Acob (34,6 pts)
3º Lugar: Lucas - Resistência do Vale (34,6 pts)

Categoria Iniciante Feminino

1º Lugar: Vitória - Acob (34,3 pts)
2º Lugar: Guerreira- Capoeira Vida (34,1 pts)
3º Lugar: Pimentinha- Capoeira Vida (33,8)

Categoria Intermediário Masculino

1º Lugar: Quebrado - Acob (36,2 pts)
2º Lugar: Índio - JDA (36 pts)
3º Lugar: Ventania - Makhuwas (35,9 pts)

Categoria Graduado Masculino

1º Lugar: Baraka -Acob (35,6 pts)
2º Lugar: Pontão- Acob (35,5 pts)
3º Lugar: Cyborg - Escravo Branco (35,4 pts)

Categoria Graduado Feminino

1º Lugar: Esmeralda - Original Capoeira ( 37 pts)
2º Lugar: Manu- Acob (36,4 pts)
3º Lugar: Marrenta- Capoeira Vida (34,8 pts)

Categoria 40+

1º Lugar: Virgulino - Acob (25,1 pts)
2º Lugar: Nilmar - Vivência Capoeira (24,2 pts)
3º Lugar: WO

Categoria Solo

1º Lugar: Samurai- Acob (26,9 pts)
2º Lugar: Voador- Capoeir Vida (26,6 pts)
3º Lugar: Primo- Capoeira Caiçara (26 pts)

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Vivência Capoeira e 1º Batalhão da Polícia Militar realizam III Batizado e Troca de Cordas em Macapá

Ao som de músicas e palmas ritmadas pelo berimbau, cerca de 150 pessoas entre, alunos, convidados, apoiadores e familiares participaram no domingo (26) do 3º Batizado e troca de cordas organizado pelo Centro Cultural Vivência Capoeira em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Amapá. O grupo desenvolve atividades no Residencial São José e Açucena na zona sul de Macapá e tem como idealizador o Professor Paulo Cesar Souza Cardoso, conhecido como Super Preto. O evento foi realizado na Escola Estadual Reinaldo Maurício Goldert Damasceno e contou com a presença de capoeiristas de diversos grupos da Capital Amapaense e dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes.


O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Em algumas ocasiões pode-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista.

Segundo a Sargento Nilcilene dos Santos da Divisão de Ensino e Projeto Sociais do 1º Batalhão de Polícia Militar, "a parceria entre o Batalhão e o Vivência Capoeira representa um avanço na relação das instituições de segurança do estado com a comunidade" toda as atividades contam com o apoio do Capitão Jimmy Vitor Araujo Pimentel. destacou.






















segunda-feira, 20 de novembro de 2023

III Batizado e Troca de Cordas do Vivência Capoeira em Navegantes sacudiu o bairro São Pedro (Pontal)


O Centro Cultural Vivência Capoeira realizou no último sábado, dia 18, a cerimônia do III Batizado e Troca de Cordas de 40 alunos do projeto desenvolvido em parceria com a o Bloco Estrela do Mar. Como parte da cerimônia, os alunos participaram de uma roda de apresentação. o objetivo é de formar cidadãos e proporcionar integração entre os moradores de diferentes bairros da cidade de Navegantes

De acordo com o coordenador do projeto, Jefferson dos Santos Pereira (Mestrando Passarinho) e Michel Ribeiro Pinheiro (Instrutor Espeto), esse era um momento muito esperado pelos alunos que alcançaram a graduação de iniciantes na capoeira. “Já tinha uns 13 meses que os alunos estavam treinando. É um sucesso e esperamos que todos eles tenham sucesso na nossa cidade. Nossa meta é formar cidadãos e mostrar que o respeito, a dignidade e o estudo são tudo na vida. Atualmente, temos cerca de 60 alunos que praticam em duas turmas, porém, alguns entraram recentemente e outros não conseguiram acompanhar as aulas frequentemente e por isso apenas 40 participaram do batizado, ”, explicou o Mestrando Passarinho.

O evento contou a participação de grupos Acob e Resistência do Vale (Navegantes) e de capoeiristas de Balneário Camboriú, após a cerimônia foi servido um grande lanche que os pais dos alunos organizaram aos convidados. E teve apoio do Bloco Estrela do Mar (integrantes/padrinhos), ND Móveis sob medida, Rádio Dengo Dengo FM e Fundação Municipal de Esporte).


quarta-feira, 15 de novembro de 2023

VII Copa Tucujú de Capoeira 2024 terá selo de parceiro oficial do VMB e coloca o Amapá na rota de competições internacionais


Macapá vai tremer ao som do berimbau nos dias 19, 20 e 21 de setembro!

O extremo norte do país, agora estará na rota internacional das competições de capoeira, com o selo de parceiro oficial do VMB (Volta do Mundo Bambas) a VII Copa Tucujú coloca Macapá, capital do Amapá na lista das cidades que terão uma competição com ranqueamento para as eliminatórias da tão badalada seletivas de Bambas.

UM POUCO SOBRE A COPA TUCUJÚ DE CAPOEIRA
Iniciada em 2015 como Jogos Abertos de Capoeira, logo foi percebida pelos demais grupos de capoeira do estado do Amapá, em 2016 foi realizada a II edição já com mais de 70 competidores de diversos grupos de Macapá e convidados de outros estados, e foi aí que na época o então Instrutor Passarinho, decidiu que o evento teria que ter uma identidade regional, que levasse a reflexão sobre o lugar, e após alguns meses de pesquisa, decidiu criar a COPA TUCUJÚ DE CAPOEIRA.

TUCUJÚ 
Etnia indígena que habitava a margem esquerda da foz do rio amazonas, onde atualmente localizar-se a cidade Macapá capital do estado do amapá. 

Em função da pandemia, a copa foi adiada por três anos, sendo realizado neste ano de 2023 a VI edição com 272 atletas divididos em 17 categorias, tendo competidores do Pará, Maranhão, Piauí e representantes de Santa Catarina e Paraná.
Hoje a Copa Tucujú é organizada pelo Professor Super Preto, sob supervisão do Mestrando Passarinho, que mora em Navegantes / SC.

Agora é manter o planejamento e organização para esta edição histórica com a parceria do VMB.

Siga @vivenciacapoeira

terça-feira, 7 de novembro de 2023

INCLUSÃO: Blog do Vivência Capoeira agora tem tradução em Libras


Em um mundo cada vez mais conectado e inclusivo, a capoeira, uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil, está dando um passo importante em direção à acessibilidade para a comunidade surda. 

O Centro Cultural Vivência Capoeira, a partir desta terça-feira (07) lançou uma funcionalidade inovadora no seu portal/blog é o "ÍCARO",  simpático intérprete digital da VLibras, sistema que converte textos em tempo real, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

O “Ìcaro” é representado por um botão de acessibilidade que fica do lado direito da tela. Quando ativado, traduz os textos selecionados (clicando sobre o parágrafo) pelos visitantes para Libras, automaticamente.

Idealizador da iniciativa no blog Mestrando Passarinho ressalta a expectativa da novidade, "Esperamos que essa iniciativa nossa inciativa seja recebida com entusiasmo pela comunidade surda, que agora pode mergulhar na riqueza da capoeira de uma maneira que antes era inacessível" Disse.

Sobre o VLibras 

O VLibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).




segunda-feira, 23 de outubro de 2023

8º Festival Cultural e Batizado do Vivência Capoeira movimentou a cidade de Porto Grande /AP.


A cidade de Porto Grande, no estado do Amapá, foi palco de um grande e esperado evento neste último final de semana (22), quando cerca de 80 entusiastas da capoeira se reuniram para celebrar o tradicional Festival Cultural e Batizado de Capoeira do Centro Cultural Vivência Capoeira. Mestres renomados e convidados especiais trouxeram uma ocasião ainda mais especial.

O evento coordenado pelo Professor Márcio Porto e Instrutora Batatinha (Vivência Capoeira/Porto Grande) e com supervisão do Mestrando Passarinho, teve início na manhã de sábado, com uma emocionante cerimônia de abertura que contou com a presença de mestres e convidados consagrados na capoeira amapaense. Os convidados de honra, Mestre Grilo (Patrono do grupo), Mestre Muzenza, Contramestre Coelho, Professores Super Preto, Nego, Sakuraba, Jader; Instrutores Batatinha, Índio e Malêra e graduados(a) trouxeram sua sabedoria e experiência para enriquecer o festival.

As rodas de capoeira, momentos intensos e ritmados em que os capoeiristas mostram suas habilidades, foram o ponto alto do evento. Os participantes revezaram no centro da roda, demonstrando suas destrezas acrobáticas e habilidades no jogo da capoeira, enquanto o som dos berimbaus e atabaques enchia o ar, criando uma atmosfera mágica.


Além das rodas de capoeira, houve projeções de samba de roda, maculelê e outras expressões culturais relacionadas à capoeira. O evento também foi uma oportunidade para os participantes aprenderem com os mestres e trocarem experiências com colegas de outras cidades( Macapá, Ferreira Gomes, Santana, Tartarugalzinho)

“A capoeira é muito mais do que uma luta ou uma dança; é uma expressão de nossa cultura e de nossa história”, disse Mestre Grilo durante seu discurso. 

"O Batizado de Capoeira é um momento importante em que os capoeiristas renovam seu compromisso com essa tradição e continuam a aprender e crescer juntos." destacou Mestre Muzenza. 

O evento conta com a participação de capoeiristas de diversas idades e níveis de habilidade, unindo gerações e demonstrando a universalidade da capoeira como forma de expressão cultural e esportiva.

No Batizado, os alunos que passaram por esse rito de passagem, onde receberam seus novos apelidos, um símbolo de sua evolução na capoeira e de sua acessibilidade na comunidade capoeirista. Foi uma ocasião de alegria, celebração e união, que fortaleceu ainda mais os laços entre os praticantes da capoeira em Porto Grande.



O Batizado de Capoeira realizado em Porto Grande em 2023 permanecerá na memória de todos os participantes como uma celebração inesquecível da cultura e da tradição da capoeira. 

A capoeira continua a ser uma parte vital da identidade brasileira, unindo pessoas de todos os cantos do estado em torno de uma paixão compartilhada. O Festival Cultural  de Capoeira em Porto Grande é um exemplo perfeito do poder unificador desta arte e tradição extraordinárias.









terça-feira, 26 de setembro de 2023

Chamada para I Copa Litoral de Capoeira! Professor Cica (Paraná)


Professor Cica (PR) fazendo o convite pra I Copa Litoral de Capoeira 2023.

Data: 08 e 09 de dezembro

Local: Navegantes SC

Não fique de fora!

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Vem aí I Copa Litoral de Capoeira em Navegantes/SC


 

A cidade de Navegantes será palco da 1ª edição da Copa Litoral de Capoeira, que irá acontecer nos dias 08 e 09 de dezembro no ginásio central Prefeito Domingos Angelino Regis, no centro da cidade.

De acordo com a organização do evento, cerca 300 atletas participarão da competição. A organização do Professor Irmão (Acob) e Mestrando Passarinho (Vivência Capoeira).

Já estão confirmados para arbitragem: Professor Cica (Paraná) e Professor Palometta (Acapoeira) de Joinville/SC e ainda em setembro a coordenação estará divulgando o terceiro nome.

Os capoeiristas serão divididos em 17 categorias, conforme abaixo: 

1. Categoria Kids masculino: até 6 anos 
2. Categoria Kids feminino: até 6 anos 
3. Categoria Dente de leite masculino: 7 anos e um dia até 9 anos
4. Categoria Dente de leite feminino: 7 anos e um dia até 9 anos 
5. Categoria Infantil masculino: 10 anos até 12 anos
6. Categoria Infantil feminino: 10 anos até 12 anos
7. Categoria Iniciante masculino: 13 anos e um dia até 2ª corda. 
8. Categoria Iniciante feminino: 13 anos e um dia até 2ª corda.
9. Categoria Intermediário masculino: da 3ª corda até corda inferior a de graduado (monitor, aluno avançado, estagiário, instrutor).
10. Categoria Intermediário feminino: da 3ª corda até corda inferior a de graduado. (monitora, aluna avançada, estagiária, instrutora).
11. Categoria: Graduado masculino: da 1ª corda de graduado até a corda inferior a de professor. (monitor, instrutor, aluno avançado, estagiário, graduado)
12. Categoria: Graduado feminino: da 1ª corda de graduado até a inferior a de professor. (monitora, instrutora, aluna avançada, estagiária, graduada).
13. Categoria: Absoluto/Profissional Masc: (Aberto para todos de graduado a mestre) 
14. Categoria: Absoluto/Profissional Fem: (Aberto para todas de graduada a mestra) 
15. Master 40+ masc (aberto para todas de graduado pra cima)
16. Master 40+ fem (aberto para todas de graduada pra cima)
17. Categoria: Solo: (Aberto para todos sem restrição).


Categorias Kids, Dente leite, Infantis e Iniciantes
a) São Bento Grande da Regional

Categoria Intermediária e Master 40+
a)São Bento Grande da Regional

Categoria Graduado e Absoluto/Profissional.
a) Benguela
b) São Bento Grande da Regional.

Categoria solo.
a) São Bento Grande da Regional

INVESTIMENTO E LOTES
1º LOTE: ATÉ 30 DE SETEMBRO
Inscrição social (Kids, Dentre de leite, Infantil e Iniciante) até 14 anos:  02 kg de alimentos não perecíveis
R$ 60,00 (Intermediária, Graduados, Master 40+, Solo e Absoluto/Profissional)

2º LOTE: ATÉ 31 DE OUTUBRO
Inscrição social (Kids, Dentre de leite, Infantil e Iniciante) até 14 anos:  : 02 kg de alimentos não perecíveis
R$ 80,00 (Intermediária, Graduados, Master 40+, Solo e Absoluto/Profissional)

3º LOTE: ATÉ 30 DE NOVEMBRO
Inscrição social (Kids, Dentre de leite, Infantil e Iniciante)  até 14 anos: : 02 kg de alimentos não perecíveis
R$ 100,00 (Intermediária, Graduados, Master 40+, Solo e Absoluto/Profissional)

CHAVE PIX PARA INSCRIÇÃO
47999081645 (Celular)
Caixa Econômica Federal
Jefferson dos Santos Pereira
Obs: Em hipótese alguma haverá devolução do investimento da inscrição.

- Contato para informações:
47. 99908 1645 (WZP)  Mestrando Passarinho
47. 99929 8775 (WZP) Professor Irmão

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

1º Batizado do Vivência Capoeira em Ferreira Gomes: Arte, Cultura e Cidadania



A cidade de Ferreira Gomes (136 km de Macapá) foi o palco do 1º Batizado e Troca de Corda do Centro Cultural Vivência Capoeira, no 02 de setembro, com a presença de mestres, contramestres, professores, graduados e instrutores dos municípios de Macapá, Porto Grande, Santana e Ferreira Gomes.

O evento foi realizado Espaço Cultural Encontro das Artes, com a presença de cerca de 300 pessoas segundo Ramon Leal, conhecido como Instrutor Índio (coordenador do grupo em Ferreira Gomes). vários grupos culturais estiveram presentes: Marabaixo, Matriz Africana e claro a capoeira com apresentação de puxada de rede e o momento mais esperado pelos alunos, o batizado e troca de cordas.

"Em Ferreira Gomes, a cada mês o número de praticantes vem aumentando. O grupo está sempre evoluindo e correndo atrás do conhecimento e levando a capoeira em várias comunidades da região, formando cidadãos, visando também a inclusão social e o respeito dos mesmos perante a sociedade". Disse Índio.

Na cidade, o Vivência Capoeira está sob organização do Instrutor Índio, coordenado pelo Professor Super Preto e supervisionado por Mestrando Passarinho. O grupo tem como patrono Mestre Grilo, um dos pioneiros do estado do Amapá.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ferreira Gomes, prefeito Divino Rocha

  • Deputado Estadual Jaime Perez 
  • Secretarias municipais de cultura, turismo, saúde, assistência social, meio ambiente e Finanças. 
  • Meio a meio Atacarejo 
  • Empresário costa filho 
  • Vereador Radson Almeida











terça-feira, 29 de agosto de 2023

Batizado do Vivência Capoeira irá movimentar a cidade de Ferreira Gomes no Amapá


No próximo sábado (02), o Espaço Cultural Encontro das Artes em Ferreira Gomes ficará pequeno para tanto talento de dezenas de crianças e adolescentes que participarão de um momento único e emocionante para os praticantes da capoeira, o Batizado e Troca de cordas do Centro Cultural Vivência Capoeira (núcleo Ferreira Gomes/AP).

O Batizado é um momento muito especial, é o instante em que o aluno recebe a sua primeira graduação na Capoeira, a qual é representada por uma corda colorida, significando que este já adquiriu os fundamentos básicos correspondentes a sua graduação e não é mais um iniciante.

O Centro Cultural Vivência Capoeira foi idealizado por Jefferson dos Santos Pereira, na capoeira reconhecido como Mestrando Passarinho e fundado em 03 de agosto de 2021, juntamente com Paulo César (Professor Super Preto), Márcio Clécio (Professor Porto), Igo Nascimento (Professor Fumê), Kássia OIiveira (Instrutora Batatinha), Igor Magno(Mortal), tendo como patrono Mestre Grilo um dos pioneiros da capoeira no estado do Amapá. O grupo conta representantes em Santa Catarina, Amapá e Pará. 

Em Ferreira Gomes as atividades do Vivência Capoeira têm organização de Ramon Leal, que é conhecido como Instrutor índio, estão sob as orientações do Professor Super Preto, da capital Macapá e Supervisionado por Mestrando Passarinho, que reside em Navegantes/SC.

A capoeira é uma das artes marciais que possui maiores condições de atender todo e qualquer ser humano, independentemente deste possuir algum tipo de deficiência ou não. Sua prática trabalha todo o corpo, melhora o condicionamento músculo esquelético e cardiovascular, melhora a flexibilidade e a coordenação motora, ajuda a aliviar o estresse, contribui para a socialização, entre muitos outros benefícios, e pode ser praticada por ambos os sexos e em qualquer idade.

O batizado contará com o total apoio da Prefeitura Municipal Ferreira Gomes. Para quem admira a arte marcial e deseja aprender o esporte, basta comparecer no Espaço Cultural Encontro das Artes de segunda a sexta-feira das 18h30 às 21h00, procurar pelo Instrutor Índio e realizar sua inscrição, as aulas são gratuitas.

Contato (Instrutor Índio) : 96. 99184 7404

Siga nosso instagram: @vivenciacapoeira


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Sistema de Graduação Vivência Capoeira

 

O evento/cerimônia do recebimento da primeira corda/graduação consiste no batizado. A cerimônia das cordas recebidos posteriormente consiste na troca de cordas/graduação.

Fica a critério do Mestre/Mestrando ou Professor o batizado e a mudança das cordas de seus alunos. O tempo base para a troca de cordas é de no mínimo 06 meses para graduação infantil e 1 (um) ano para a graduação padrão.

O sistema de cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista é organizado em dois grupos e 2 fases.

CADA GRUPO CORRESPONDE A UMA FAIXA ETÁRIA:

1) Menores de 14 anos: Cordas somente com as ponteiras coloridas até a cor azul marinho;

2) A partir de 14 anos: Cordas com parcial ou totalmente coloridas, da primeira a última graduação.





SISTEMA DE GRADUAÇÃO PADRÃO (14 ANOS PRA CIMA)

ALUNOS

1.Crua-Amarela: É a primeira corda, que recebe o aluno durante o batizado, será quando entre no mundo da capoeira, com um apelido pelo qual será conhecido.

2.Amarela: "O Ouro" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.

3.Amarela-Laranja: Transformação.

4.Crua-Laranja: Transformação.

5.Laranja: "O Sol" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado.

6.Laranja-Azul: Transformação. Aqui os capoeiristas se preparam para o título de Graduado (corda Azul), que significa que eles podem aprender a ensinar, eles ajudam alunos iniciantes a aprender seus primeiros passos.

7.Azul: "O Mar" - Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer. É aqui que o aluno recebe sua graduação no Vivência Capoeira.

8.Azul-Verde: Transformação.

9.Verde: "A Floresta" - Significa um dos pulmões do mundo. É nessa graduação que se concentra todo o trabalho. É a solidificação do aprendizado.

10.Verde-Roxa: Transformação. É desta graduação que sairá a continuação o alicerce do Vivência Capoeira.

INSTRUTOR

11.Roxa: "A Ametista" - É reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais do Vivência Capoeira

12.Roxa-Marrom: Transformação.

PROFESSOR

13.Marrom: "O Camaleão" - É a corda que caracteriza o estilo do Vivência Capoeira. Pra chegar até foram várias cores, com diferentes formas de aprendizados e experiências, muitos ficaram pelo longo caminho até a corda de professor.

14.MESTRANDO

Marrom/Vermelha: Transformação. É desta graduação que sairão os futuros Mestres do Vivência Capoeira. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.

15.MESTRE

O "Rubi" - É a pedra que simboliza a justiça! E para ser justo precisamos ter conhecimento e caminhar sempre do lado correto! Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade. Portanto, todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos do Vivência Capoeira

SISTEMA DE GRADUAÇÃO VIVÊNCIA CAPOEIRA  KIDS E INFANTIL

O sistema de graduação infantil do Vivência Capoeira é utilizado para organizar o progresso dos nossos pequenos capoeiristas que iniciam os treinos cada vez mais cedo. Este sistema permitirá que as crianças avancem normalmente, ao mesmo tempo permitindo que elas amadureçam o suficiente antes de se tornarem graduados.





UNIFORME PADRÃO

Calça branca até o tornozelo com presilhas para a corda na cintura. Camisa (camiseta) de malha branca de manga curta ou comprida para eventos, e coloridas para passeios ou treinos.

ESCUDO DA CAMISA

Toda camisa oficial de cada academia levará somente o símbolo do Vivência Capoeira na frente, e a arte do evento ou do realizador do evento nas costas



FASE AVALIAÇÃO

Todo o aluno com um tempo básico de 1 (um) ano de treinamento, deverá participar do exame de graduação, o qual irá elegê-lo ou não a uma próxima corda.




quarta-feira, 24 de maio de 2023

Você conhece a origem do Atabaque?

São claras as influencias da África sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é negra, e até mesmo as pessoas que não são negras, têm origens africanas, isso por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de pessoas brancas, terem grande parte de seus antepassados negros, a miscigenação é um efeito muito interessante. Os homens e mulheres que vieram da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos.

Pois bem, no continente africano, os Atabaques são chamados de Ilubatá ou Ilú na nação Ketu, e Ngoma na nação Angola, mas todas as nações adotaram também os nomes Rum, Rumpi e Le para os atabaques, apesar de serem denominação Jeje.

Qual a origem desse instrumento?

Existem especulações acerca da origem desse instrumento, cujo nome é atabaque. Alguns dizem que ele originou-se na África, ou por indígenas, até mesmo por Árabes.

Em se tratando do atabaque, um instrumento também de origem africana, ele chegou ao Brasil através dos escravos trazidos de vários locais da África, em meados de 1600. Ele é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana. 

Curiosidade:

O tambor mais antigo foi encontrado em uma escavação arqueológica, que registrava ''idade aproximada'' de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco. Estes troncos eram cobertos nas bordas com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos.

Fonte: Baoba; Geledes.org

Foto:Blog360

II Batizado de Capoeira do Centro Cultural Vivência Capoeira em Ferreira Gomes/AP

No domingo, 15 de dezembro, o município de Ferreira Gomes, no estado do Amapá, foi palco de um evento cultural marcante: o II Batizado e tro...